Assine a feed do site!
Assine os comentários do site
Siga o Delfs no Twitter!

Abaixo estão algumas perguntas frequentemente feitas aos Delfianos. Sugerimos que, antes de entrar em contato, você veja se sua dúvida não está esclarecida abaixo. Se não estiver, sinta-se à vontade para mandar uma mensagem para contato@delfos.jor.br.

Última atualização em 16/4/2009.


O que é o DELFOS?
É um portal de cultura e entretenimento que trata o público de igual para igual. Nossos redatores são pessoas como você, que consideram um filme bom ou ruim pela sua história, não pela sua fotografia. Além disso, nossas matérias são escritas por pessoas que gostam do assunto, o que evita algumas babaquices que a imprensa geral costuma proferir como “O satanismo impera no Heavy Metal”, por exemplo. Isso, é claro, não nos impede de falar mal de um CD ou filme que não tenha alcançado as expectativas. A idéia é ser um veículo que abrange os assuntos da mídia geral, com o cuidado que normalmente encontramos apenas na mídia especializada. Sem falar que somos o maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo do mundo!

De onde saiu isso de “maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo do mundo”?
Refletindo sobre o slogan do Habib’s (que se diz a maior rede de fast food árabe do mundo), veio à mente que, se for para falar algo tão específico, dava para tornar o DELFOS o maior do mundo em algo também. Daí foi só pensar qual seria a melhor forma de descrever o site. Ou você conhece algum outro que reúna todas essas características? ;)

O que significa "DELFOS"?
DELFOS é a ilha onde nasceu Apolo, deus grego das artes, entre outras coisas.

Qual é a história do DELFOS?
O embrião do DELFOS começou a brotar na cabeça do editor Carlos Eduardo Corrales lá pela metade de 2003, mas foi só em janeiro de 2004 que a página saiu do papel. Como ele precisava de alguém para cuidar da parte técnica, começou a gerar conteúdo e publicá-lo em formato blog enquanto procurava um parceiro. Depois de alguns meses, desistiu de ter parceiros e decidiu contratar alguém para fazer isso. O formato portal foi finalmente lançado no dia 30 de janeiro de 2006, quando o DELFOS já contava com um acervo superior a 500 matérias publicadas, dentre resenhas, notícias e entrevistas (coletivas e exclusivas). Uma história mais detalhada pode ser encontrada aqui.

Se o endereço do DELFOS é www.delfos.jor.br, por que na marca d’água de algumas fotos eu encontro URLs diferentes?
Porque tivemos outros endereços na época do blog e nos primeiros meses do portal. Corrigimos todas as referências nos textos ou e-mails, mas não valia a pena editar todas as fotos novamente. Então se você encontrar algum link, e-mail ou qualquer coisa ALÉM das fotos que aponte para alguma URL que não seja delfos.jor.br, por favor mande um e-mail para nós.

O que é o jornalismo parcial e por que o DELFOS faz isso?
Partimos do princípio que jornalismo 100% imparcial só é possível em um mundo utópico. Como o mundo onde vivemos hoje é tudo menos utópico, decidimos ser honestos e assumir que nossas matérias são influenciadas pelos nossos gostos e por quem somos como pessoas. Para saber mais, leia o primeiro número da coluna Pensamentos Delfianos.

O que é a seção Outros?
É onde publicamos assuntos relacionados à proposta do DELFOS, mas que ainda não têm atualizações tão freqüentes para justificar a criação de uma seção específica.

O que é a seção Tremendões?
Na seção tremendões, apresentamos uma biografia de pessoas ou personagens muito admirados pelos delfianos, não necessariamente por suas boas ações. Ou você negaria o título a vilões como Darth Vader e Magneto só porque eles não são bonzinhos?

Os delfianos gostam de Erasmo Carlos?
Alguns sim, outros não. O nome não foi escolhido como homenagem ao primeiro tremendão a receber este título. Foi apenas inspirado por ele.

Quem é o Alfredo?
Alfredo é o nosso mascote. O temível e poderoso dragão vermelho que você encontra no logotipo que está na diagonal superior esquerda do seu monitor. Você pode trocar uma idéia com ele através do e-mail alfredo@delfos.jor.br.

O que é o Selo Delfiano Supremo?
É a honra máxima que uma obra pode receber do DELFOS. O Selo Delfiano Supremo é concedido quando a nota de 5 Alfredinhos não é o suficiente para representar a qualidade do objeto analisado. Significa simplesmente que ele é altamente recomendado pelo autor da resenha. Somos extremamente rigorosos ao conceder esse selo para algo, então quando o fazemos, pode confiar que é bom mesmo. Se você quiser ver a lista de tudo que já foi homenageado com o Selo Delfiano Supremo, basta clicar nele quando o encontrar ou diretamente aqui.

Que história é essa de fazer pipi na foto das pessoas?
É uma homenagem que fazemos ao cara mais bad-ass da história do Rock, o baixista do Nifelheim. Reza a lenda que ele fez pipi na foto do Cliff Burton só para mostrar como era mau. E depois pediu desculpas. Finalmente, reiterou que fez pipi mesmo. Para homenagear uma figura com tamanha credibilidade e macheza, começamos a falar isso quando não gostamos de algo.

Por que todo mundo no DELFOS fica mandando os outros ouvirem Pagode?
A explicação completa está aqui. Resumindo, é assim que headbangers ofendem as pessoas. Sim, eu sei, não faz sentido nenhum, mas esse texto teve tanta repercussão que acabou virando uma piadinha interna utilizada tanto por delfianos quanto por delfonautas.

O que são filmes nada?
É um termo criado pelo Carlos Cyrino para designar filmes que não são bons, mas também não são necessariamente ruins. Filmes nada não ofendem a inteligência do espectador, mas não apresentam nada que o destaque dos demais. São filmes facilmente esquecíveis, cuja única função é ajudar a passar o tempo ocioso sem precisar pensar muito. Um bom exemplo de um filme nada é Aprendendo a Mentir.

O que é Testosterona Total?
É um gênero cinematográfico inventado pelo Carlos Eduardo Corrales para designar filmes de ação que não se levam a sério. Estes filmes costumam ter cenas de ação milaborantes, perseguições de carros, muitas explosões e mulheres bonitas, de preferência com pouca roupa, além de uma boa dose de humor. O termo foi criado na resenha de Os Gatões - Uma Nova Balada, mas alguns exemplos ainda melhores de filmes do gênero são Carga Explosiva 2 e os filmes do Schwarzenegger dos anos 80.

Qual foi a primeira resenha publicada no DELFOS?
Irmão Urso.

Qual é a diferença entre Delfiano e Delfonauta?
Delfiano é o cara que trabalha pra dedéu para manter esse site com um conteúdo de qualidade e sempre atualizado. Resumindo, é um membro da equipe do DELFOS. Delfonauta é você. Nosso amigo visitante, o motivo pelo qual os delfianos trabalham pra dedéu.

Qual é a diferença entre “entrevista exclusiva” e “entrevista coletiva”?
Coletiva é quando o entrevistado disponibiliza um tempo para atender a vários veículos ao mesmo tempo. Todos os veículos, então, teriam uma matéria igual ou muito semelhante, já que a fonte é exatamente a mesma. Exclusiva é quando o entrevistado conversa apenas com os repórteres de um único veículo. Dizer que uma entrevista foi exclusiva não quer dizer que o artista não conversou com outros veículos antes ou depois. Quer dizer apenas que naquela conversa estavam presentes apenas o(s) repórteres do DELFOS e o entrevistado.

O que é “cabine”?
São sessões de cinema fechadas para jornalistas que costumam ocorrer pouco antes das estréias para que os veículos já tenham suas matérias prontas na data da estréia.

Trabalho em uma assessoria de imprensa e gostaria de incluir o DELFOS no meu mailing. Como faço?
Se seu mailing for apenas virtual, cadastre o e-mail imprensa@delfos.jor.br. Se precisar de endereço físico ou qualquer outra informação, entre em contato que ficaremos felizes em atendê-lo.

Como faço para me tornar um colaborador?
Para colaborar com o DELFOS, basta ler e concordar com o nosso Manual de Redação que você encontra aqui. Se concordar, basta se cadastrar e entrar em contato com a gente. A partir daí, é só você fornecer periodicamente material de qualidade e mostrar para todos os seus amigos que seu nome está em um site de responsa. :-)

Enviei um texto que já foi aprovado e está na fila de publicação. Quanto tempo demora para ser publicado?
Isso varia muito. As matérias não são publicadas por ordem de chegada, mas por “validade”. Por exemplo, uma estréia de cinema sai logo, enquanto um lançamento em CD, que tem uma vida útil superior, pode demorar mais tempo. Já a resenha de uma obra clássica pode demorar meses, ou até anos. O que importa é que, uma vez que você tenha sido avisado que seu texto foi aprovado, ele será publicado, então é só visitar o site com freqüência que, mais cedo ou mais tarde, você o encontrará lá. E ajuda se tiver um pouco de paciência também. =)

Como sei se sou um Delfiano?
Seus olhinhos vão aparecer na página de equipe, junto com o seu perfil, e você freqüentemente vai receber missões e convites relacionados ao DELFOS.

O DELFOS tem comunidade no Orkut?
Sim. Clique aqui para acessar.

Acessei o site "X" e achei uma matéria plagiada do DELFOS sem os devidos créditos. O que eu faço?
Por favor envie um e-mail para contato@delfos.jor.br com um link para a matéria plagiada para que possamos verificar. Caso verifiquemos que realmente se trata de um plágio, tentaremos resolver amigavelmente e, se necessário, tomaremos as ações legais cabíveis.

Encontrei uma matéria minha publicada no DELFOS sem minha autorização. O que faço?
O DELFOS não pega matérias de outros veículos sem autorização. Contudo, pode acontecer de algum imbecil ter enviado a sua matéria assumindo os créditos por ela. Se for o caso, envie um e-mail para contato@delfos.jor.br relatando o ocorrido e o veículo onde a matéria foi publicada anteriormente, se possível com links para que possamos compará-la. Se julgarmos procedente, a removeremos imediatamente. Neste caso, também recomendamos que você entre em contato diretamente com a pessoa que assumiu os créditos pelo seu texto (o e-mail dos autores sempre está na página do texto) para resolver diretamente com ela, seja por medidas legais ou não. Se não obtiver sucesso no contato com o autor, envie um e-mail para contato@delfos.jor.br que forneceremos todos os dados necessários para facilitar o contato. Não temos interesse em sacanear ninguém e nos esforçamos muito para fazer tudo da forma mais ética possível.

Por que o DELFOS coloca o endereço do site tão grande e bem no meio das fotos?
Costumávamos colocar apenas o nome do fotógrafo e a URL pequenos e no canto, como você pode ver em matérias mais antigas. Infelizmente, uma banda brasileira para lá de desonesta pegou nossas fotos e publicou no seu site oficial sem a nossa autorização e cortando fora os créditos. Entramos em contato e não obtivemos resposta e as fotos estão lá até hoje. Depois disso, tivemos que mudar a padronização para algo mais difícil de “cortar fora”. Nada dói mais em um fotógrafo do que ver seu trabalho sendo “estragado” por uma marca d’água, mas como vivemos em um mundo repleto de pessoas desonestas, essa se mostrou a única forma de protegermos nossa propriedade intelectual. Se você quiser usar nossas fotos no seu site, é fácil. Basta consultar a seção Direitos Autorais para saber como proceder.

Como faço para anunciar no DELFOS?
Temos uma das melhores relações entre custo e benefício do mercado. Clique aqui para saber mais.

Como divulgar meu site através do DELFOS?
A opção mais vantajosa é através de anúncios pagos, pois isso dará ao seu site, produto ou serviço todo o destaque que merece. Para aqueles que, como nós, estão sempre no vermelho, podemos fazer parcerias ou, se seu site for MUITO bom, colocar na seção de links. Envie um e-mail com sua URL para contato@delfos.jor.br. Só não esqueça de deixar claro se você quer aparecer nos links ou sugerir uma parceria.

Como faço para divulgar o DELFOS no meu site?
Temos banners do DELFOS disponíveis na seção Anuncie. Se você quiser utilizá-los para nos dar uma força, ficaremos muito agradecidos. Se quiser ajudar mais, este texto tem várias sugestões de ajuda.

Posso usar uma matéria do DELFOS no meu site?
Sim. Acesse a seção Direitos Autorais para saber como fazer.

Por que devo me cadastrar no DELFOS?
Os benefícios estão explicados na página de cadastro.

Cacilda, sou cadastrado e esqueci minha senha. E agora?
Entre em contato pelo e-mail contato@delfos.jor.br já enviando a senha que você deseja para a sua conta que a gente altera para você. Quaisquer outros problemas relativos a cadastro e login, envie uma mensagem para o mesmo e-mail.

Como posso ajudar o DELFOS?
Existem muitas formas de ajudar o DELFOS. A mais tradicional é também a mais eficiente: falar para todos os seus amiguinhos como o DELFOS é legal. Se você quiser ajudar mais, é só colocar um dos banners que estão na seção Anuncie no seu site ou blog. Você também ajuda o DELFOS comprando no Submarino ou na Amazon através dos links que você encontra do lado direito, no quadro Compras ou diretamente aqui. Não precisa nem comprar o produto sugerido. Por exemplo, se você clicar em um link para um DVD do Harry Potter e comprar um CD do Iron Maiden, você já ajuda a gente. E não paga nada a mais por isso. Você também pode ajudar enviando matérias e fotos. Para isso, leia antes o Manual de Redação do DELFOS que você encontra aqui. Se quiser ajudar mais, este texto tem várias sugestões de ajuda. Você também pode dar uma tremenda força doando qualquer valor através daquele botãozinho do PagSeguro ali do lado. Saiba mais sobre isso aqui e qualquer dúvida não esclarecida lá, é só entrar em contato.

Por que eu doaria meu rico dinheirinho para o DELFOS?
Nós prestamos um serviço, que é a geração de conteúdo para informar e divertir você. Se você entra aqui várias vezes por semana, significa que tem interesse nesse serviço. Ao contrário de várias revistas que você compra e ainda tem que aguentar um monte de propaganda, nosso serviço é gratuito. Porém, o site tem custos e é feito por pessoas com contas a pagar. Gerar tanto conteúdo leva tempo e esse tempo poderia ser usado fazendo outras atividades remuneradas. Fazendo uma doação de qualquer valor para nós, você ajuda o site a continuar, apesar das muitas dificuldades. Além disso, todo dinheiro que recebemos é reinvestido em novas funcionalidades, novos conteúdos e em um site melhor em todos os aspectos. Portanto, doando alguma quantia para nós, você ajuda o site a ficar cada vez melhor e recebe de volta conteúdo de qualidade cada vez maior.

Quanto devo doar?
Se cada um dos delfonautas atuais doar cinco reais por mês (o que é menos do que o preço de um gibi, uma entrada de cinema ou mesmo o aluguel de um filme na locadora – e você ganha muito mais matérias e horas de entretenimento em troca), teremos um fluxo suficiente para pagar a equipe, sustentar o site e gerar conteúdo completamente independente das pressões do mercado. Ser sustentado pelo público que acessa o site é a melhor forma de garantir que nossa parcialidade se estenda indefinidamente, sem precisarmos nos render às exigências de anunciantes.

Eu tenho que doar para acessar o DELFOS?
Não, de forma alguma. Você não precisa doar para acessar o conteúdo. O site continua gratuito e a doação é 100% voluntária. O que esperamos é que tenhamos delfonautas suficientemente dedicados e que gostem o suficiente do site para tirar um dinheirinho do bolso e garantir que a gente continue existindo em meio às pressões do dia a dia que exigem que, cada vez mais, abramos mão de fazer coisas para o site em nome de atividades remuneradas (o que, invariavelmente, pode acabar matando o site de vez). Se o DELFOS não faz diferença nenhuma na sua vida e você não faz a menor questão que a gente continue existindo, não se sinta, de forma alguma, pressionado a doar.

Como eu faço para doar?
É simples e seguro. Clique no botãozinho ali do lado direito, embaixo da área de login (o “faça uma doação”). Apesar de a conta estar no nome do Corrales, essa conta só é usada para isso, então sabemos que tudo que entrar por aí, será para o site. Escreva o quanto você quer doar na área “valor da doação” (qualquer quantia ajuda e não existe mínimo). Se você já for cadastrado no PagSeguro, é só logar e terminar a transação. Se não, preencha com seus dados. A seguir, é só escolher a forma de pagamento. Se você tiver saldo na sua conta PagSeguro, pode transferir diretamente dela para a do DELFOS. Se não tiver conta lá, pode transferir da sua conta bancária ou imprimir um boleto e pagar em qualquer banco. Você não precisa ter conta bancária para doar via boleto, é só levar o boleto impresso e a doação desejada para o banco e a pessoa do caixa faz o resto. Se rolar uma boa quantia mensal, podemos fazer um upgrade para aceitar cartão de crédito também, mas por enquanto, isso ainda não vale a pena, pois aumenta as comissões cobradas pelo PagSeguro.

E se eu quiser doar, mas não quiser passar pelo PagSeguro?
Você pode doar através de depósito bancário normal. Neste caso, é só entrar em contato. O PagSeguro é um serviço extra para quem preferir usá-lo, assim como o Paypal.

Por que os links para o Submarino e para a Amazon?
Infelizmente, um site precisa de patrocínio para sobreviver. Como patrocínio não dá em árvores, colocamos esses links como uma forma de obter receita para continuar nosso trabalho. Fazendo compras através dos links para o Submarino ou da Amazon (apenas através dos links, se você entrar direto no site não dá certo), você ajuda a gente a gerar mais conteúdo de qualidade para você. E nós ficamos muito agradecidos. :-)

Quem são os colaboradores do DELFOS?
Veja na seção Quem somos.

Tenho uma banda e quero mandar nosso trabalho para a avaliação do DELFOS. Como devo fazer?
Se for material digital (MP3, fotos, etc), envie-os anexos para o e-mail imprensa@delfos.jor.br. Se forem arquivos grandes (mais de 1 MB na soma dos arquivos), envie uma mensagem antes para que possamos autorizar o recebimento. Em caso de materiais não digitais, entre em contato através do e-mail imprensa@delfos.jor.br solicitando nosso endereço. Caso o DELFOS já tenha escrito sobre ou fotografado a sua banda, NÃO use o material sem autorização ou estará sujeito a medidas legais. Visite a seção Direitos Autorais para saber como proceder.

Fiz um filme caseiro e gostaria de saber se posso mandar para vocês?
Não. Mal aí. =P

Fiz um filme caseiro pornô e gostaria de saber se posso mandar para vocês?
SIM! :-)
Se for digital envie-o anexo para o e-mail imprensa@delfos.jor.br. Se forem arquivos grandes (mais que 1 MB na soma dos arquivos), envie uma mensagem antes para que possamos autorizar o recebimento. Em caso de materiais não digitais, entre em contato através do e-mail imprensa@delfos.jor.br solicitando nosso endereço.

Sou uma garota exibicionista e gostaria de enviar fotos minhas para o DELFOS. Posso?
Claro. :-)
Envie para o e-mail contato@delfos.jor.br.

Sou um milionário excêntrico e quero deixar minha fortuna para vocês em testamento. Como faço?
Envie uma mensagem para o e-mail contato@delfos.jor.br ou doe diretamente através do botão do PagSeguro aí do lado.

Sou um milionário excêntrico e quero patrocinar o DELFOS sem receber nada em troca. Como faço?
Envie um e-mail para contato@delfos.jor.br ou doe diretamente através do botão do PagSeguro aí do lado..

O DELFOS é legal demais. Como eu faço para puxar o saco de vocês?
Envie seus elogios para contato@delfos.jor.br ou diretamente para o elogiado.

Essa seção será atualizada sempre que recebermos mais perguntas freqüentes. Fique ligado. ;-)



· Busca Avançada

Login
Senha
Lembrar de mim:
Ainda não é cadastrado?
Então clica aqui!







Copyright © Delfos 2004 - .